Sexta-feira(13)foi comemorado o dia de Santa Luzia, padroeira da Associação dos Cegos do Piauí-Acep. Em sua sede houve a comemoração, cumulado como o natal da pessoa cega, vários eventos aconteceram, missa solene, apresentação cultural de professores e alunos do IFPI-Instituto Federal do Piauí abrilhantando a festa, pronunciamentos da diretoria que está concluindo o mandato, como também, da diretoria eleita para o novo triênio.
Os acadêmicos de Nutrição do IFPI promoveram um vastíssimo lanche, distribuíram 79 cestas básicas, colaboração do corpo docente e discente da instituição. Por parte da ACEP foi oferecido almoço para todos presentes, acima de 300 pessoas. Na parte da tarde houve momento de lazer com música, dança e apresentação artística, de fato foi um dia histórico para todos nós que fazemos parte dessa instituição.
O fato deprimente, vergonhoso e humilhante foi a ausência da imprensa, falada, escrita e televisiva demonstrando mais uma vez o processo de preconceito, exclusão e discriminação à pessoa com deficiência visual. Ao longo de 57 anos de fundação existe acima de 60 membros associativos com até três graduações acadêmicas, fato desprezado e ignorado por essa imprensa existente no Piauí.
Apenas e tão somente uma emissora se fez presente, rádio Capital FM 87,9 na pessoa do repórter popular Ascânio Sávio, ato que merece reconhecimento, divulgação, propagação e agradecimento a sensibilidade, responsabilidade e dignidade da emissora, em reconhecer a importância da pessoa cega do Piauí para o Brasil, lamentavelmente esse tipo de comportamento nos afeta de forma aviltante,
É importante informar que no campo do processo democrático ao exercício do voto, somos a única instituição do Brasil que realiza sua eleição para renovação da diretoria em caráter parametrizado, ou seja, em urna eletrônica, a nova e moderna maneira de votar.
Por incrível que pareça damos um passo para frente e dez para trás, empurrados pelo egoísmo, individualismo, totalitarismo e falta de vergonha das instituições, poderes e autarquias desse imenso país chamado Brasil.
Carlos Amorim DRT 2081/PI