Conscientização é o Caminho

Apesar do crescimento no número de animais domésticos nos lares, os frequentes casos de maus tratos e abandono tem aumentado de uma forma significativa no Brasil. No Brasil poucas cidades possuem planejamento previsto por lei para a vacinação e castração de animais de rua, além do encaminhamento para adoção. Apesar dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e informação, infelizmente parte da população ainda está restrita às velhas crenças,  mostrando que um dos maiores desafios atuais é conseguir de fato uma conscientização. Saber a importância das políticas públicas, no âmbito governamental, assim como ter consciência do impacto de suas ações na sociedade.

Gravidez na família, alergias e outras doenças, mudança de residência, filhotes indesejados, velhice do animal e falta de planejamento para a manutenção dos bichinhos de estimação são um dos motivos para o tutor abrir mão do seu animalzinho, já que os animais podem se tornar hospedeiros e transmissores de doenças, o que configura como caso de saúde pública.

Um cachorro e uma gato sadio pode viver em média 17 anos. Nas ruas, essa expectativa de vida chega a ser três vezes menor.  Sozinhos e sem proteção, eles estão sujeitos a atropelamentos, agressões, doenças e envenenamento.

Todos recorrem às ONGs ou aos chamados protetores que são pessoas comuns que trabalham, estudam, pagam contas e arregaçam a manga para ajudar. Fazemos por amor algo que, na realidade, qualquer um pode fazer. Quando alguém adota um cão ou gato de um desses lugares, na prática, está liberando espaço para que um novo animal de rua seja acolhido.

Nós do Projeto Uivos e Miados acreditamos num  ciclo completo de ações que podem envolver campanhas de esclarecimento para proprietários de animais, leis específicas, programas de vacinação , esterilização, aulas de educação ambiental, podendo também ser uma combinação de todos estes esforços dentro de  comunidade e escola. Uma ação em conjunto com todos os órgãos competentes e canais de comunicação. Ajudando governos no monitoramento e na avaliação destes esforços, assegurando assim uma mudança de mentalidade que possa ser duradoura para todos as gerações.

Além de aplicar essas diretrizes promovendo também campanhas eficiente voltadas à guarda responsável dos cães e gatos em todo Brasil, evitando assim abusos, maus tratos e o abandono destes animais. 

Importante:

Se não pode adotar,  melhore a vida de um peludo de rua ou de abrigo. Existem inúmeras formas.

Confira:

Apadrinhamento

Divulgação nas redes sociais

Castrar um animal de rua

Ração de presente de aniversário

Alimentar animais de rua

Doações

Monica Silva (Projeto uivos e miados)

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionados Olho de Águia

Jornalista Carlos Amorim
novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Siga essas ideias

SETUT

SEID

TEMISTOCLES FILHO

BÁRBARA DO FIRMINO

RÁDIO TÁXI

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PIAUÍ