Tenho 69 anos de idade, aos 32 fui acometido de patologia ocular identificada por glaucoma, cegueira irreversível. Para me locomover com independência, liberdade e soberania assegurando minha garantia constitucional ao ir e vir sou obrigado a usar um importante acessório denominado “bengala”. Não considero em absoluto que esse equipamento seja segregatório, como também 6,5 milhões de pessoas exclusivamente com deficiência visual existente no Brasil se locomovendo com auxílio desse dispositivo, sinto-me incluído e apto ao exercício de minha cidadania em minhas atividades diárias.
Faço esse preâmbulo para repudiar com veemência o ato do ex-prefeito Firmino Filho que por incompetência, insensibilidade e outros adjetivos desqualificativos em 13 de junho de 2018 vetou o Projeto de Lei 44, aprovado pela Câmara Municipal em todas as comissões temáticas e em duas sessões plenárias. Todo esse dispendioso e sacrificante esforço foi enterrado em uma cova rasa por um prefeito covarde, indubitavelmente o fato foi confirmado há dois dias, quando se atirou do 14º andar de um prédio em direção a morte, dando cabo da sua própria vida.
Estudos científicos asseguram que o Piauí é um dos poucos lugares do planeta que se notabilizam pelo número de suicídio, obviamente prato cheio para o alimento de hipócritas, mentirosos, espertalhões, oportunistas e cuspidores de microfones mercantilistas que conta estórias do arco-da-velha para ludibriar a opinião pública, gerando matérias sensacionalistas de objetos duvidosos e inexistentes, principalmente quando o autor tem notoriedade por serviços ou desserviços ao proletariado, famintos e miseráveis.
Recentemente um ser igual a mim e aos demais humanos, mas em situação socioeconômica e financeira miserável se atirou de uma ponte nas proximidades da rodoviária, gostaria de saber qual a visibilidade que a imprensa do Piauí deu a esse fato. (Tire suas próprias conclusões).
A patente MU9100241-9 foi analisada por competentes técnicos e peritos do Instituto da Propriedade Industrial por quatro anos e oito meses, o pedido foi deferido em 2015, embora a validade de 15 anos seja contada do dia do pedido protocolado ao INPI 02/01/2011, com 11 anos de vigência pago a anuidade dessa inovação tecnológica, em 2025 cairá no domínio público.
Tenho andado pelo Brasil apresentando minha criatividade sempre bem recepcionada e elogiada, mas em conformidade com o adágio popular que santo de casa não faz milagres o ex-prefeito de uma canetada só em um espaço de milésimo de segundos defenestrou e destruiu um projeto construído em vários anos de elaboração, planejamento e execução. Não sou físico nem tão pouco matemático, mas tenho convicção que os segundos que durou o deslocamento do Firmino da janela ao solo foi o mesmo “time” para executar seu ato de má índole.
Fui interno em um colégio de padre, um dos melhores educandários do Brasil, que o diga o Desembargador do estado do Maranhão Dr. Cleones de Carvalho Cunha, meu contemporâneo que teve o privilégio de dividir comigo todos os espaços em quatro anos de ginásio em regime de internato. O nosso diretor saudoso Pe. Clodomir Brandt e Silva, em suas preleções diárias deixou bem claro a todos nós que a morte não é antídoto para a impunidade, e eu criei para mim como conceito de vida: “o indivíduo bom no plano terreno tem todo meu conceito de respeito, tendo procedimento contrário a esse, pode morrer mil vezes que continua recebendo meu antagonismo e o meu ódio mortal”.
Acredito na existência de um criador de tudo que existe no mundo, que tem o poder de perdoar, amar e abraçar elementos que não envidaram esforços para cometerem perversidade e desatinos ao bel prazer do seu regozijo pessoal.
Carlos Amorim DRT 2081/P