Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1790, resumo a história, perdeu sua vida na tentativa de moralizar e promover honestidade e dignidade ao seu país, buscando evitar a roubalheira das riquezas do Brasil pelos portugueses, lamentavelmente não conseguiu êxito, apenas a punição ao enforcamento e posteriormente ter seu corpo esquartejado e os pedaços espalhados no Rio de Janeiro e Minas Gerais, como exemplo para evitar o que os comandantes da época consideraram como ousadia, petulância e audácia.
A pergunta que não quer calar, será qur valeu a pena o sacrifício desse justo? E faço a pergunta de minha lavra, do meu pensamento e da minha inquietação. Será que o protagonismo do Tiradentes do passado seria repetido hoje? Nesse país de bandalheira, patifaria, injustiça e corrupção a todo vapor, Imagino que não.
Duas datas importantes da história do Brasil, 21 e 22 de abril, nenhuma menção, uma única vírgula foi escrita ou falada para referendar a magnitude desse dia. Lembro-me que aos meus 10 anos de idade, cursava o primário nos Grupos Escolar Félix Pacheco e Escola Modelo Artur Pedreira, ocorriam maravilhosas manifestações cívicas, gincanas, desfiles, premiações, recitações, movimentos esportivos e premiações, por incrível que pareça o magistério nos dias atuais limita-se apenas ao esquecimento sepulcral.
A classe docente vive eterno ostracismo, férias e greves eternas. A classe discente caminha a passos largos a drogadição, uso de maconha, crack e cocaína, os comunicadores comungam com a destruição ao exercício de cidadania desse contingente, mentindo, enganando, ludibriando e vilipendiando a opinião pública corroborando com os políticos ladrões, canalhas e desonestos assegurarem mandatos eternos e vida nababesca a todos que lhes são caros, beneficiando a sombra de suas estupidezes e abusos, suas putas velhas, como também, as novinhas e piriguetes.
Por eu ser muito burro pergunto, para onde caminha esse nosso Brasil brasileiro? posso tecer um mínimo e reles comentário referente a justiça do Brasil por suas injustiças, mas vou me limitar apenas a pensar para evitar que essa casta de privilegiados, totalitários, egoístas e individualistas reaja de forma veemente e severa contra meu direito humano de defesa e presunção da inocência, o devido processo legal, garantia de manifestação e pensamento e venham com a força do satanás no couro me constranger, humilhar e condenar de forma avassaladora.
O Palácio Tiradentes a Av. Antônio Carlos, extinta Câmara Federal do Rio de Janeiro atualmente funciona a Assembleia Legislativo do estado , sequer a Bandeira Nacional foi hasteada nesse 22 de abril do corrente ano.
O Senado Federal do extinto Distrito Federal no Rio de Janeiro “Palácio Monroe” foi demolido dando lugar a construção do Metropolitano, atualmente no lugar do histórico prédio existe um respirador do metrô e um estacionamento rotativo de veículos, lamentavelmente o Brasil trata seus monumentos como sendo bosta de jumenta prenha”.
Os jovens não conhecem e ignoram a história recente dessa nação. Seria importante que locais como esse demolido, tivesse pelo menos uma placa informando alguns importantes fatos e atos realizados, por exemplo, quantos pronunciamentos do eminente presidente Getúlio Vargas, foram transformados em importantes leis para o Brasil, cito, “O petróleo é nosso”.
Trazendo aqui para o Piauí, o povo não lembra mais do maior projeto que matou a fome dos piauienses nos anos 50 e 60 denominado “Aliança para o Progresso”, foi o refugo de alimentos provenientes da soja dos Estados Unidos da América do Norte, enviados para o Piauí para matar a fome do nosso povo rio abaixo, rio a riba, popularmente conhecido como “leite pau de índio”. Que viva a América do Norte para Sempre Amém.
OBS. Faço adendo a Lei 4.682 promulgada em 24/01/1923 de autoria do dep. federal Eloy Chaves, refiro-me a criação da previdência Social do Brasil, fazendo aniversário na data de hoje de um século, ou seja, 100 anos de existência. Por incrível que pareça a imprensa dos cuspidores de microfones do Piauí não ventilaram uma única vírgula em relação a magnitude da data.
Ouvi há pouco um sindicalista oportunista demonstrando brutal ignorância do aspecto histórico tentando a todo custo demostrar conhecimento, lamentavelmente não conseguiu (É necessário estudar a matéria profundamente), misturou alhos com bugalhos, concluiu sua péssima manifestação asseverando que o INSS dá direitos aos desfavorecidos, pobres e trabalhadores humildes, ledo engano desse pobre-diabo, a Previdência Social do Brasil tem atribuição e obrigação de atender a todos os trabalhadores do país, qualquer que seja o segmento.
É importante informar que às garantias aos servidores públicos das três esferas de governo são próprias e independentes (É necessário urgente e premente conhecer ao menos letras Maiúsculas, o A.B.C.D.). Tenho dito.
Carlos Amorim DRT 2081/PI