O Programa “de Olho na Cidade” entrevistou o Sr. Dilson Tavares, diretor da Rádio Pioneira de Teresina FM 88.7 – concessão pública de Rádio Difusão pertencente à Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, localizada à Rua 24 de Janeiro, 150, Centro Sul – asseverou peremptoriamente a proibição sumária do ritmo musical “piseiro” (febre nacional, sucesso absoluto). Na ocasião, teceu comentários pejorativos ao conteúdo da obra; dentre alguns adjetivos pejorativos, declinou ser este ritmo: vazio, não acrescentando qualquer valor cultural, educativo e outros.
Não tendo qualquer chance na programação musical da emissora católica, fez questão de acrescentar que a Rádio Pioneira de Teresina foi fundada há 62 anos com slogan “comunicação para a Verdade e a Paz”.
Nos idos de sua história, já repudiava “Fake news” (é importante informar que a denominação “Fake news” é da lavra de um ex-presidente americano, existindo há pelo menos 10 anos). Em minha insignificante avaliação, entendo esse ato inóspito e antidemocrático ferir de morte as garantias do Art. 5º da Constituição Brasileira; especificamente o que se refere à liberdade de expressão e a livre manifestação da cultura da criatividade, da música e da respeitabilidade aos profissionais desse segmento em todo o Brasil. O citado ato desabonador, causa imensos prejuízos ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD.
Portanto, é necessário, premente e urgente, a correção da tresloucada afirmativa; como também retratação pública, da expressão imprópria, pronunciada. Obs.: para constatar a autenticidade da minha denúncia, é necessária a solicitação da cópia do programa mencionado; constante, em conformidade com a Lei, no sistema identificado como “censura”.
Nada mais para o momento, peço providências
CARLOS ANTONIO RODRIGUES DE AMORIM
Jornalista
DRT 2081 – PI
RG/CPF nº 385.246.787-04 SSP/PI
E-mail: brasaespalhada@hotmail.com