No Brasil existe cidades e estados que são um paraíso natural e nossos pets combinam muito bem com esse cenário de natureza, não é? É muito bom se divertir, passear e dividir essa natureza toda com nossos pets.
Os parcães e passeios com nossos bichinhos em geral são uma verdadeira maravilha, um lugar onde o nosso pet pode correr solto e socializar. Além de todos os benefícios para a saúde do animal, passear com nosso amigo exige também certos cuidados.
O especialista em comportamento animal Ricardo Leon e a Veterinária Rita Soares da Vetpetecia sanaram as principais dúvidas dos donos em relação ao passeio.
Importante:
O controle de pulgas e carrapatos, vermífugo, vacina V8 ou V10 e contra raiva.
Os acessórios necessários para o passeio devem estar em ordem, como a coleira de identificação. Em caso de fuga, esse pequeno objeto garantirá a volta dele;
É recomendável que o passeio seja feito antes das 10h ou após as 16h quando o sol não está tão forte para não queimar a patinha do seu pet; “Uma dica boa é encostar as costas da sua mão na superfície por 10 segundos. Se você suportar, significa que está adequado para o cão”.
Não deixe de levar água e petiscos para repor as energias;
Se você coloca focinheira no cachorro quando sai com ele, escolha a mais confortável, que não o aperte muito;
Os cachorros também precisam de proteção solar. Existem alguns produtos específicos para os pets. Especialmente os cachorros com pelos claros, pele clara ou descobertos precisam de proteção. Orelhas, focinho e patas requerem um cuidado maior;
Os cachorros de pelos mais escuros absorvem o calor muito mais rápido.
Saquinhos higiênicos, jornal, para recolher o número dois.
IMPORTANTE: lembre-se de levar a carteirinha de vacinação do seu pet.
Para refletir:
Vale lembrar que os animais são reconhecidos como seres sencientes, ou seja, dotados de natureza biológica e emocional e passíveis de sofrimento. Eles têm capacidade emocional para sentir dor, medo, prazer, alegria e estresse, além de terem memória e, até mesmo, saudades.
O projeto de extensão Projeto Uivos e Miados acredita que no meio urbano ao rural, existe uma grande diversidade animal coexistindo conosco. Temos como objetivo a conscientizar a população a cerca de todas espécies de animais, seja eles animais domésticos ou não.
Monica Silva
(Projeto Uivos e Miados)
Uma resposta
Muito obrigado pelo espaço Carlos Amorim, Sempre bom informar, compartilhar,dividir ideias para transformar o Brasil e população.